Racismo, vida universitária e atuação profissional em saúde: debate com Luana Candido, Tamires Nascimento e Lena Costa.

2º destaque

Trata-se de um curso de extensão universitária organizado pela Cátedra Kaapora/Proec-Unifesp e inteiramente ministrado por conhecedores de coletividades contra-hegemônicas, como povos indígenas, de matriz afro e de periferias urbanas. Em 8 encontros, cada palestrante irá abordar diferentes modos pelos quais experiências de adoecimento mobilizam a produção de conhecimentos, bem como redes de cuidado e resistência. Serão tematizadas situações de adoecimento por racismo, intolerância religiosa, presença de mineradoras ou outras interferências ambientais, epidemias, covid-19 e outros agentes agressores. Por sua vez, os conhecimentos engendrados implicam a formação de redes de cuidado e atuação coletiva que articulam diferentes seres e capacidades (que podem ser espirituais, biomédicas, políticas, artísticas, entre outras). O curso será inteiramente ministrado em meio remoto e a ideia é que seja priorizada a escuta dos palestrantes, centrando foco nas intersecções entre adoecimento e conhecimento, de modo que apenas um trecho final dos encontros será destinado a perguntas.