Curso de extensão e projeto “Por uma Licenciatura Indígena no Estado de São Paulo”

A Cátedra Kaapora compôs um grupo de trabalho mobilizado na construção de uma Licenciatura Indígena no Estado São Paulo, juntamente com indígenas representantes dos povos Krenak, Kaingang, Tupi-Nhandewa, Guarani-Mbya e Terena. A demanda surgiu no Fórum de Professores Indígenas do Estado de São Paulo e foi hospedada pela Unifesp, inicialmente, como um curso de extensão. O principal objetivo é construir uma Licenciatura diferenciada que dê formação, prioritariamente, aos mais de 50% de professores indígenas atuantes em aldeias que não contam com ensino superior. 

O curso contou com cinco módulos, entre 2018 e 2019, resultando na elaboração de um Projeto Político-Pedagógico de licenciatura intercultural indígena. Em dezembro de 2019 o PPP foi apresentado aos órgãos governamentais, às universidades públicas do Estado e aos parceiros em um evento na Procuradoria Geral da República (PGR) de São Paulo. Foi acordado que a PGR encabeçaria as tratativas para criação de um curso de Licenciatura Intercultural Indígena no Estado de São Paulo, com a Unifesp atuando como entidade sede da iniciativa, desde que contasse com recursos externos tanto para custeio da iniciativa, quanto de pessoal das demais universidades públicas paulistas. 

Para dar encaminhamento a estas demandas, formaram-se então dois grupos de trabalho, um pedagógico e outro jurídico/orçamentário, com representantes de cada universidade, Funai, Secretaria Estadual de Educação, Fapisp e Comitê Interaldeias. A Unifesp ficou responsável por construir um Projeto Pedagógico de Curso preliminar, referendado no documento-base “Por uma licenciatura indígena no Estado de São Paulo”. A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) assumiu a coordenação do GT pedagógico, com a colaboração de representantes da Cátedra Kaapora/Proec e da Coordenadoria de Direitos Humanos/Proec. Posteriormente, o PPC foi analisado e reelaborado por um GT composto por três representantes do Fapisp, um representante do Comitê Interaldeias e um representante de cada IES do estado. Atualmente, estão em curso as tratativas interinstitucionais para a viabilização econômica desse curso e início do processo de submissão às instâncias da Unifesp para sua aprovação.

A seguir, algumas imagens do curso de extensão:

Grupo de pessoas sentadas em uma salaDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

Grupo de pessoas em péDescrição gerada automaticamente

Grupo de pessoas posando para fotoDescrição gerada automaticamente

Grupo de pessoas posando para fotoDescrição gerada automaticamente

GráficoDescrição gerada automaticamente

Pessoas sentadas ao redor de mesa com cadeiraDescrição gerada automaticamente

Placa pendurada na paredeDescrição gerada automaticamente com confiança média

Grupo de pessoas sentadas no chãoDescrição gerada automaticamente com confiança média

Grupo de pessoas posando para fotoDescrição gerada automaticamente

Grupo de pessoas em cima de areiaDescrição gerada automaticamente

Pessoas sentadas ao redor de uma mesa de escritórioDescrição gerada automaticamente

Pessoas assistindo a apresentação musicalDescrição gerada automaticamente com confiança média

Pessoas em uma salaDescrição gerada automaticamente